fbpx

Depois de oficialmente noivos, chega o momento de escolhas e tomadas de decisões, que no geral costumam ser consecutivamente, a escolha da data, o horário do casamento e é claro o local de realização da cerimônia.

Muita alegrai e realização durante a Cerimônia
Noivos sorridentes durante a cerimônia
Para o local da cerimônia na maioria das vezes existem duas opções:
Igreja ou No local da festa …

Tempos atrás, uma cerimônia de casamento era sinônimo de vários convidados reunidos em uma igreja, hoje a união tem novas possibilidades de realização.

Cerimônia romântica na igreja
Noiva clássica no altar

Fato é que independente do local, essa decisão deve ser tomada o quanto antes, pois a partir dela modificará diversos aspectos do seu evento, como o orçamento, a escolha do traje dos padrinhos, a decoração e muito mais.
Se você ainda tem dúvidas se deve casar na igreja ou no local da festa, leia abaixo. Vamos te apresentar pontos positivos e negativos!

Entrada do noivo na Cerimônia
Entrada do Noivo

Por muitos tempos, casar na igreja era uma obrigatoriedade nas famílias tradicionais. A cerimônia nos templos, está diretamente ligada a religiosidade dos noivos e de seus familiares.
Atualmente vemos que muitos casais escolhem a cerimônia na igreja, mesmo não sendo praticantes da religião (católica, protestante, evangélica, etc) mas, muitas vezes, esse é um sonho ou até mesmo uma exigência dos pais.

Cerimônia religiosa
Cerimonia de Casamento na igreja

Bom, não podemos negar que a cerimônia na igreja exala tradição e romantismo. É um ritual muito bonito, envolve uma série de solenidades.
Sem falarmos, que para muitas noivas o verdadeiro sonho é poder entrar na igreja de braços dados com o pai, ou alguém especial. Se você é uma dessas noivas que sempre sonhou com esse momento, não tem o que pensar, case-se na igreja !

Noiva clássica chega na igreja
Entrada da Noiva

Se você está pensando no friozinho na barriga quando as portas da igreja se abrirem para sua entrada triunfal, já deve se atentar para alguns desafios de uma cerimônia religiosa.

Cerimônia na igreja tem maior custo e burocracia

Essa escolha representa um custo a mais no seu orçamento, além de ser mais burocrático.
Normalmente existe uma taxa de utilização da igreja.
Além disso, é costume a realização de um curso de noivos, onde aprendem o preceitos da doutrina religiosa para o casamento.
Os noivos devem separar uma série de documentos específicos, como inclusive o certificado que comprove que ambos foram batizados na igreja católica. Caso escolham uma igreja que não esteja no perímetro da sua paróquia, pode ser necessário fazer a transferência para a igreja onde será o casamento.

Votos durante a Cerimônia
Celebração de casamento
Os horários são pré definidos

Muitas igrejas, principalmente as católicas, costumam ter uma postura rígida com relação ao horário das celebrações.
Já informam os horários disponíveis para o casal escolher normalmente entre 2 opções. Caso o casal deseje um período diferenciado, como por exemplo cerimônia durante o dia e fujam do tradicional, provavelmente opções de igrejas serão reduzidas, algumas não permitirão essa opção, já que os casamentos a noite ainda são o forte no Brasil.

Nesse caso, se você sonha com uma cerimônia diurna e na igreja, poderá ter mais dificuldade de encontrar, é importante se antecipar e iniciar a busca o quanto antes!

Entrada das alianças
Daminha entrando com as alianças

Os horários costumam ser mais engessados pois eles dividem entre casamentos, batizados e missas de rotina e mais …
Além disso as igreja mais tradicionais da sua cidade, costumam ter muitas buscas pelos casais, logo, se você deseja garantir a data ideal, precisa procurar como máximo de antecedência.

Noivos no altar durante a Cerimônia de casamento
Cerimonia religiosa

Algumas igrejas também podem ter determinadas regrinhas:

– Pontualidade dos noivos
em caso de atraso além do tolerável a cerimônia poderá ser remanejada, ou seja, normalmente ocorrem 2 celebrações, caso a sua seja a primeira e haja atraso além dos 15 minutos de tolerância você poderá ter sua celebração reduzida ou ser alterada para após a celebração que seria seguinte a sua;
– Limite de quantidade de padrinhos e madrinhas
Muitas paróquias permitem apenas 5 casais de padrinhos para o noivo e 5 casais para a noiva, totalizando 10 pessoas de cada lado.

Decoração da igreja
Normalmente já definem um padrão de onde pode ser decorado e como, por exemplo onde é permitido colocar arranjos, e muitas igrejas exigem flores naturais. Normalmente o tapete também é obrigatório usar o que a igreja já tem disponível.
– Damas de honra
Quando há damas de honra, as mesmas precisam entrar no mesmo momento que a noiva,, não sendo permitido que a porta se abra mais de 3 vezes (entrada do noivo e padrinhos, entrada da noiva e alianças)
– Fotógrafos e cinegrafistas
Esses profissionais precisam respeitar o altar, não sendo permitido que suba no mesmo, essa questão nos impossibilita de alguns cliques com ângulos queridinhos, com expressões dos noivos durante a celebração.
– Músicas
A igreja costuma orientar que as músicas sejam sacras e não permitem todos os demais estilos, ficando sob possível análise para ser autorizada ou não.

obs.: As regras acima são da maioria das paróquias, não sendo praticadas em absolutamente todas as igrejas.

Então a dica é se informar sobre esses detalhes antes de escolher a igreja.

Cerimônia no campo
A entrada da Noiva
Cerimônia no local da festa

Casar no local da festa é uma opção para os casais mais descontraídos e que desejam uma cerimônia mais autêntica.
No caso dos casais evangélicos, isso não é um problema, pois os pastores costumam ser bem flexíveis e não se opõem a celebrarem a união no local escolhido pelo casal.

Essa também é uma opção quando os noivos são de religiões diferentes.
nesses locais a celebração e/ ou bênção pode ser realizada por um amigo, familiar, pastor, juiz de paz ou até mesmo um celebrante contratado.
Além disso a cerimônia no local da festa é uma excelente economia para os noivos, afinal não haverá custo da taxa das igrejas e a decoração já será contratada junto com a do salão de festas.

Beijo dos noivos
O Beijo dos Noivos

Outro ponto positivo é que não haverá deslocamento entre o local da cerimônia e o local da festa, isso normalmente é muito favorável para os convidados o que acaba garantindo um número maior de convidados na cerimônia e facilita bastante a logística dos fornecedores envolvidos.

Os noivos ficam totalmente livres de regras e normas, todo o cronograma é resolvido por eles, com liberdade para movimentares e criarem todos os acontecimentos … com certeza um para´so para as cerimonialistas que amam criar situações diferentes e inovadoras, como por exemplo as surpresas que alguns casais curtem fazer.

Ahhh e os amantes de cerimônias diurnas?
A esses amam uma luz natural, um pôr do sol maravilhoso, com aquela luz extraordinária e mega romântica?
Casamentos ao ar livre e neste horário específico, somente são possíveis no local da festa.

Cerimônia no por do sol
Cerimônia no pôr do sol

Mas … Embora hajam diversos pontos positivos, nem tudo são flores …

Limitação de celebrante religioso

Um forte exemplo é quando os noivos são católicos apostólicos romanos praticante e desejam muito que a celebração seja realizado pelo seu líder espiritual, o padre da sua paróquia.
Nesse caso não há como ter as duas coisas, você realmente precisa abrir mão do cenário e dos outros pontos positivos, pois embora o salão não proíba, os padres não realizam absolutamente nada fora do ambiente das igrejas

Cerimônia de casamento no castelo
Noivos no altar
Atenção a logística do evento

Como estaremos todos no mesmo local, é importante que o profissional responsável pela decoração, finalize todos os detalhes antes do início da cerimônia. Diferente de quando a cerimônia acontece fora, que o tempo para montagem acaba ficando maior.
Além disso como não haverá o tempo padrão para duração da celebração, é importante que alinhe muito bem com sua assessoria quais serão os trâmites da cerimônia, evitando que ela leve um tempo maior que o ideal para não alterar o cronograma do evento.

Casamento em Búzios
Casamento em Búzios
Decidir sobre o local ideal para sua cerimônia dependerá exclusivamente o estilo do casal e da festa que vocês estão idealizando.

Se o casal prioriza elegância e sofisticação, talvez a melhor opção seja uma cerimônia religiosa na igreja e seguir com uma festa clássica e luxuosa.
Mas, se a cerimonia dos sonhos é rústica, descontraída e vocês curtem muito a natureza, aposte em um combinado de celebração e festa no mesmo local!

Cerimônia religiosa em casamento tradicional
Troca de alianças

Independente da escolha, o que fará a cerimônia especial, linda é emocionante é o amor entre os noivos! A alegria e satisfação de vocês contagia a todos, tenha certeza!
Sendo assim, com a cerimônia na igreja ou no salão, todos os momentos do seu casamento devem ser registrados com muito carinho, atenção e profissionalismo.
Não abra mão disso, você merece ter as melhores fotos, elas serão uma herança familiar!

Para conhecer ainda melhor o nosso trabalho e receber uma proposta, entre em contato.
Oferecemos diversas opções e com certeza uma delas se adéqua a sua necessidade!

Cerimônia descontraída
Votos da Noiva durante a cerimonia
Cerimônia de casamento ao ar livre
Cerimônia ao ar livre

Se você gostou desse post inscreva-se para receber mais notícias sobre as próximas publicações.

Leave a Reply

Endereço!

Av. Júlia Kubitschek 200 – Loja 17 -Shopping Grand Maison – Cabo-Frio

 

Tel.: +55 21 96732-7108 (RJ)

Tel.: +55 21 99266-6234 (CF)

E: contato@aiofotoevideo.com.br